UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

22/02/2008 - 11h27

"Star Wars: Force Unleashed" mostra sua força na GDC

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco
No final de 2004, a LucasArts passou por uma intensa revitalização e, dentre as consecussões do processo, propôs-se um novo jeito de fazer games baseados em "Star Wars". "Force Unleashed" é um dos símbolos desta fase da produtora: está sendo desenvolvido para novas plataformas (PlayStation 3 e Xbox 360, no caso), por uma uma nova equipe, está instalada em um novo estúdio em San Francisco e, finalmente, através de uma nova tecnologia gráfica.

Durante a Game Developers Conference 2008, Haden Blackman, líder de projeto de "Star Wars: Force Unleashed", falou do desafio de desenvolver um jogo nestas circunstâncias e, não menos importante, fez a primeira demonstração pública do game, que não pôde ser filmada ou fotografada.

"Tem uma fantasia da qual nunca conseguimos fugir: todos querem ser um Jedi", disse Blackman, que logo encaixou: "Mas nós não queremos contar a mesma história: queremos algo diferente". Por essa razão, "Force Unleashed", ambientado sete anos após a ascenção do Império, divide-se entre o comum, como permitir controlar os poderes da Força, e o inédito, como é o caso da atenção com aspectos de simulação de física, por exemplo.

Blackman, após falar sobre alguns aspectos da produção, mostrou o jogo pela primeiríssima vez, rodando no Xbox 360. Com as tecnologias Digital Molecular Matter (DMM), da Pixelux, e Euphoria, da NaturalMotion, nunca foi tão divertido usar a Força. O produtor, por exemplo, deu várias descargas de energia em Stormtroopers, que voavam pelos ares - isso quando não iam seguidas vezes de encontro à parede, suspensos no ar, só com o uso da telecinese.

Para derrubar um AT-T, Blackman levantou uma pedra, apenas com o poder da mente, e jogou-a contra o inimigo, que bambeou, mas não caiu. Então, em uma acrobacia, o protagonista pulou sobre o AT-T e partiu-o ao meio. Momentos depois, ao lutar contra a criatura Rancor, o personagem principal entrou em sua boca e, com uma explosão, colocou o bicho abaixo.

Lances requintados como estes dividem-se com o velho esquema conhecido dos jogos de ação em terceira pessoa, como resolver pequenos quebra-cabeças e, no caso de "Star Wars", travar diversas batalhas com o sabre de luz. Blackman mostrou uma das primeiras fases de "Force Unleashed", ambientada em um local de construção de naves: enormes ambientes abertos, efeitos visuais intensos e vários inimigos na tela parecem ser uma constante no jogo, que está muito bonito - mas, como Blackman advertiu, trata-se de uma "versão inacabada".

Pela demonstração feita na GDC, "Force Unleashed" trilha um caminho promissor, não apenas para ser "somente" mais um jogo de "Star Wars", mas uma estréia com toda a Força no PS3 e Xbox 360.
Mais GDC 2008
De EA e Spielberg, "Boom Blox" é bom quebra-cabeças
"Prototype" transforma Nova York em caos generalizado
Pioneiros da indústria são aplaudidos em pé durante a GDC
Gigantes formam consórcio para 'salvar o PC'
Empresas deixam novidades de lado para 'seduzir' produtores
Conferência da Microsoft destaca criadores independentes
Microsoft anuncia "Gears of War 2" para novembro de 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host